curiosidades sobre energia
Atualmente,apenas 1% da energia gerada no mundo provem deste tipo de fonte eólica.
Embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa. Porém o potencial para exploração é grande. O uso de usinas eólicas pode ocasionar a emigração de animais, como as aves, e as hélices de metal dos rotores podem interferir em transmissões de rádio e televisão, portanto não deve ser instaladas em locais onde ondas de transmissão passam.
A capacidade de energia eólica instalada no mundo cresceu 21% em 2011.
Brasil alcança marca de 1 gigawatt de potência instalada de energia eólica.
Na Dinamarca a energia eólica representa 18% de toda a eletricidade gerada e a meta é aumentar essa parcela para 50% até 2030.
Em cada hora de consumo elétrico, cinco minutos são de produção eólica.
Em Portugal, o primeiro parque eólico foi criado em 1988 em Santa Maria (Açores).
Energia eólica excedente vai ser utilizada em carros elétricos. As baterias dos carros elétricos vão servir para armazenar a energia eólica excedente na Dinamarca, acabando com o desperdício. Em 2020, a Dinamarca espera produzir mais da metade de sua energia através dos ventos.
Um barco à vela usa a energia dos ventos para se deslocar na água. Esta é uma forma de produzir força através do vento. Durante muitos anos, os agricultores serviram-se da energia eólica para bombear água dos furos usando moinhos de vento.
Cada turbina produz entre 50 a 300 kW de energia elétrica. Com 1000 watts podemos acender 10 lâmpadas de 100 watts; assim, 300 kilowatts acendem 3000 lâmpadas de 100 watts cada. A maior turbina construída até agora se localiza num parque eólico marinho da Alemanha. Cerca de 30% da eletricidade produzida a partir do vento é criada na Califórnia. A Dinamarca e Alemanha também são grandes exploradoras da energia eólica. O recurso energético disponível em Portugal estima-se entre os 2.000 MW e os 3.500