Curiosidades do voleibol
A ideia do vôlei surgiu em 1895, quando o americano William George Morgan, que assumira naquele ano a função de professor de educação física na faculdade YMCA (Associação Cristã de Moços) de Holyoke, Massachusetts (EUA).
O primeiro país estrangeiro a conhecer o esporte foi o Canadá, em 1900.
Foi em setembro de 1962, no Congresso de Sofia (Bulgária), que o vôlei foi admitido como esporte olímpico. Sua primeira disputa se realizou nas Olimpíadas de Tóquio (JAP), em 1964, com a presença de dez países no masculino - Japão, Romênia, Rússia, Tchecoslováquia, Bulgária, Hungria, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul e Brasil.
O primeiro campeão olímpico masculino foi a Rússia, a Tchecoslováquia foi a vice e a medalha de bronze ficou com o Japão. No feminino, o Japão também levou o ouro. A Rússia ficou em segundo e a Polônia, em terceiro.
O primeiro Campeonato Mundial foi disputado em Praga, na Tchecoslováquia, em 1949, vencido pela Rússia.
A primeira competição internacional da qual o Brasil participou foi o 1º Campeonato Sul-Americano, em 1951.
Assim como no futebol, o Brasil é o único país que disputou todas as Copas do Mundo, os sextetos nacionais masculinos de vôlei participaram de todas as edições das Olimpíadas.
Os primeiros títulos importantes conquistados pelas Seleções Brasileiras masculina e feminina aconteceram em Jogos Pan-Americanos. Em 1959, a equipe feminina sagrou-se campeã da competição em Chicago (EUA) enquanto que a masculina foi vice-campeã. O feito da Seleção feminina foi repetido em 1963 em São Paulo, sendo que desta vez a Seleção masculina também foi campeã.
A rede de vôlei tem 2,43 metros de altura (masculino) e 2,24 metros (feminino).
Durante uma partida, um jogador dá 60 a 80 saltos entre saques, ataques e bloqueios. Alguns podem chegar a 100 saltos.
Antes do estouro do vôlei, durante os anos 80, a Seleção Brasileira se resumia num único grande jogador. A dinastia de Antônio