curiosidades do corpo humano
Em certas situações como a raiva, alegria, vergonha ou perigo, nosso cérebro emite sinais para que as glândulas supra-renais produzam adrenalina.
Devido a isso, vasos sanguíneos ficam dilatados e o sangue viaja numa quantidade maior. Em lugares como o rosto, coração e estômago existem mais sangue para circular, e é por essa razão que ficamos vermelhos ao passarmos por algum constrangimento.
Por que precisamos tomar banho?
A resposta para esta pergunta parece óbvia: temos que tomar banho para ficarmos limpos, cheirosos e saudáveis. Mas esse esclarecimento pode ser ainda mais profundo. O ser humano precisa tomar banho por uma questão cultural, para a aceitação na sociedade, por questões psicológicas e sociais. O banho significa limpeza e cuidado.
Nós também precisamos tomar banho todos os dias para não ficarmos doentes. A pele humana tem células que formam a epiderme. Sobre as células da epiderme existe uma camada de queratina, um tipo de proteína que não permite que a água passe para dentro do organismo.
Nos poros da pele temos o suor e as glândulas sebáceas. Todos os dias, a nossa pele é renovada, e as células mortas se acumulam. Sendo assim, o banho é importante para remover as impurezas e as células mortas da pele.
Com o banho nós conseguimos equilibrar a presença das bactérias comensais na pele, tipo de bactéria que convive com o ser humano sem causar doenças. Estas bactérias precisam estar em equilíbrio para evitar que outros microorganismos perigosos à saúde fiquem na pele e nas mucosas.
Nós precisamos tomar banho para evitarmos doenças e para retirarmos resíduos naturais da pele, como suor, sebo e células mortas. Só assim conseguimos manter uma pele e um organismo saudável.
Lembre-se que o banho em excesso também pode ser prejudicial, pois pode matar as bactérias comensais, que protegem a pele contra microorganismos nocivos.
O que provoca chulé?
O chulé é resultado do suor e da presença de