Curiosidades da Grécia
A Grécia construiu a primeira catapulta. Provou-se uma invenção muito útil para as batalhas. Mesmo depois dos romanos e de outros povos de todo o mundo fazerem versões muito diferentes e sofisticados, o projeto básico continua a ser o mesmo.
Diz a lenda que após dez anos de esforços para subjugar a cidade de Tróia, os gregos tiveram a estratégia perfeita: assumir a derrota fingida e convenceram os troianos a aceitar como troféu um cavalo de madeira enorme. Uma vez que o cavalo estava dentro da cidade, os gregos esperam a noite para sair e atacar Tróia.
Três dos filósofos mais influentes da história foram os gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles. As obras desses grandes pensadores que leu e estudou durante séculos e continuam a fazer parte dos estudos universitários em muitos países.
Construído no século V a.C., a estátua de Zeus, em Olímpia, foi uma das sete maravilhas do mundo antigo. Localizado no templo de Zeus, era uma imensa massa de marfim e ouro com mais de 12 metros.
Os Jogos Olímpicos, realizados a cada quatro anos, têm sua origem na Grécia. Foi realizado pela primeira vez no Olympia em 776 a.C. Eles pararam no ano 393 d.C., mas foram retomadas em 1896 graças aos esforços do Barão de Coubertin. Assim, 1896 marcou o início da era dos Jogos Olímpicos modernos.
A oliveira mais antiga do mundo – A árvore tem uma expectativa de vida de 300 a 600 anos, mas estima-se que a oliveira localizada em Pano Vouves, Kolymari, na Ilha de Creta, tenha 5.000 anos. A região é uma das mais tradicionais fabricantes de azeite da Grécia e chega a produzir 30 toneladas por dia;
Comedores de cevada – Assim eram chamados os antigos gregos pelos romanos. Os cereais eram uma das bases da alimentação do povo na Grécia Antiga;
Churrasco de cão – A carne de cachorro era considerada nobre na antiga Grécia e costumava ser consumida em ocasiões festivas. Nas refeições cotidianas, os gregos preferiam javalis, veados, lebres, raposas e porcos-espinhos;
Gyro