CURATIVOS
Quais as funções da pele?
Quais as camadas da pele?
A pele é o maior órgão de todo o corpo humano e graças a ela nos relacionamos com o meio ambiente. Além do fato dela desempenhar papel de vital importância, por ser uma barreira contra infecções e outros agentes agressores externos, é através da pele que podemos perceber o frio ou calor, distinguir diferentes texturas e consistências, sentir dor, manifestar carinho ao toque.
A pele é formada por três camadas distintas: epiderme, derme e hipoderme.
Derme
É uma camada muito rica em diferentes estruturas. Nela encontramos os vasos sanguíneos, que nutrem a pele, o folículo piloso (local onde nascem os pelos), as fibras de colágeno e elastina (responsáveis pela tonicidade e elasticidade da pele), os nervos sensitivos (responsáveis pelo tato), as glândulas sebáceas (responsáveis por hidratar e proteger a pele) e as glândulas sudoríparas (responsáveis pela transpiração).
Epiderme
É a porção mais externa da pele, que é formada por várias outras camadas de células, sempre se renovando. Nela encontramos um pigmento natural que dá cor à pele, chamado melanina.
Hipoderme
É a camada mais profunda da pele. Formada por células gordurosas, é responsável por manter a temperatura do corpo, além de funcionar também como uma reserva energética e proporcionar o "formato" ao corpo.
O que é ferida?
Muitas pessoas que não são da área de saúde explicam esta expressão como qualquer lesão que ocorra na pele. Mas seu significado é mais amplo e envolve outras características como tipo de agente causador, e levando em consideração o grau de contaminação podemos também classificá-la quanto a este aspecto. Neste artigo o enfoque é explicar o que é ferida, sua classificação quanto ao agente causador e também pelo grau de contaminação. Com estas definições, o que é ferida, será facilmente compreendido por pessoas que não são da área da saúde.
O que é cicatrização?
A maneira pela qual uma ferida é fechada ou "