curativos
Esses curativos reduzem muito a dor, com sensação de refrescância devido a sua elevada umidade, o que evita a desidratação das terminações nervosas. Esse ambiente úmido auxilia na autólise incrementando a remoção de tecidos desvitalizados e em feridas com granulação, propicia o meio ideal para a reparação tecidual.
Indicação: feridas secas ou feridas com baixo nível de exsudato e devem ser evitados em feridas com muito exsudato, ulceras dolorosas, feridas com perda parcial ou profunda, feridas com tecido necrótico, áreas doadoras de pele, queimaduras de primeiro e segundo grau.
Vantagens: retém umidade, remoção de debristraumatica, melhora a dor.
Desvantagens: Hiper- hidratação, o hidrogel em placa pode ser escorregadio durante o uso e difícil de ser mantido no lugar e também pode macerar as margens ou a pele circunjacente a ferida. O gel amorfo pode macerar os bordos da ferida e por isso deve recobrir apenas a superfície da ferida e não preenchê-la.
Troca: Maximo três dias
Sulfato de neomicina
Infecção bacteriana provocada por estafilococos ou outros microorganismos susceptíveis à neomicina.
Indicação: feridas traumáticas ou cirúrgicas. Também é indicada para o tratamento de infecções da pele causadas por microrganismos sensíveis ao antibiótico como: eczemas infectados, piodermites, furúnculos, abcessos e úlceras cutâneas.
Colágeno
Indicação: Feridas refratárias.
Vantagens: Altamente absorventes.Atraem macrófagos e fibroblastos à ferida.
Desvantagens: Termolábeis e podem desnaturar. Alergia a colágeno bovino
.Acredita-se que a adição do colágeno no leito