Culturas Contemporâneas
Disciplina: Ciências Sociais
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Ciências Sociais
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Anhanguera Educacional
2014
INTRODUÇÃO
Município da Estância Turística de Salto Bandeira Brasão
Salto é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º12'03", Sul e a uma longitude 47º17'13" Oeste, estando a uma altitude de 555 metros. O município é cortado pelo rio Tietê. É uma estância turística do interior do estado, localizada na Região Metropolitana, entre as cidades de Itu e Indaiatuba.
Deve seu nome ao Salto do Tietê, uma cachoeira do Tietê.
Apresentação da cidade
História
O marco da fundação de Salto é considerado a inauguração da capela do sítio Cachoeira, em 16 de junho de 1698. O proprietário do sítio era o Capitão Antônio Vieira Tavares, um ex-bandeirante, que adquiriu as terras na margem direita do rio Tietê, até então habitadas pelos índios guaianases. No local onde se encontrava a capela original foi erguida a atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, construída entre 1928 e 1936.
A cidade passou a ser mais relevante a partir do século XIX com a implantação da cultura cafeeira. Os barões do café começavam a se tornar uma força política à parte do Império. A área de Salto foi visitada pelo Imperador Dom Pedro II por duas vezes, em 1846 e 1875.
A urbanização de Salto só começou em 1856 quando, após a realização do primeiro levantamento topográfico.
Na década de 1870, Salto se torna um pequeno polo tecelão, com a instalação de várias indústrias têxteis, o que originou o apelido da cidade