Culturas brasileiras
Do encontro das culturas européia, africana e nativa, surgiram as danças típicas do nosso país. Ao redor do Brasil, diversas delas ganharam destaque e se tornaram mais populares. Além das tradições folclóricas na dança, preservadas até hoje, também merecem atenção alguns festivais que recebem grupos de diversas partes do mundo, como o de Joinville. Saiba mais sobre os diferentes ritmos e tradições das danças típicas do Brasil.
Frevo
Uma das danças mais famosas do folclore nacional, o frevo tem sua música inspirada em uma mistura contagiante de marcha rápida e polca. Com grande capacidade de comunicação, ele tornou-se rapidamente uma dança de multidão, sendo muito popular em estados nordestinos como Pernambuco, especialmente em sua capital, Recife.
Fandango
Difundido em diversas regiões brasileiras, o fandango tornou-se muito popular no Nordeste e, principalmente, nos estados da região Sul. Considerado requintado e elegante, possui coreografias com grandes efeitos cênicos, o que torna essa dança uma das mais admiradas do nosso folclore.
Maracatu
Com influência de tradições tribais africanas, especialmente do Sudão, o maracatu surgiu no Brasil como um cortejo para louvar Nossa Senhora. Inicialmente, os diversos grupos praticantes da dança eram liderados por estandartes que apresentavam figuras de animais. Rapidamente, o maracatu foi popularizado e incorporado às tradições culturais locais.
Carimbó
Típico do Pará, o principal instrumento do carimbó, um tambor feito de tronco cavado e couro de veado, leva o mesmo nome da dança. Sua coreografia é feita em uma roda, onde homens e mulheres se movimentam acompanhando as notas e o ritmo da música.
Xaxado
Muito popular no Nordeste brasileiro, o xaxado era inicialmente praticado pelo grupo de Lampião, o Rei do cangaço, como uma forma de afrontar a polícia. Substituindo as parceiras, os cangaceiros dançavam com seus rifles, seguindo em fila e arrastando as