correntes de pensamento geografico
DETERMINISMO AMBIENTAL
Seus defensores afirmavam que as condições naturais, principalmente as climáticas e dentro delas a variação da temperatura ao longo das estações do ano determinam o comportamento do homem, interferindo na sua capacidade de progredir, cresceriam aqueles países ou povos que estivessem em áreas climáticas mais propicias.
Frederic Ratzel, foi o principal defensor e organizador das ideias deterministas... espalharam-se pelos EUA e Inglaterra.
Em relação ao imperialismo, as nações justificavam a exploração do continente Africano (expansão territorial) baseadas nesses conceitos.
Na realidade, o determinismo ambiental configura uma ideologia, a das classes sociais, países ou povos vencedores , que incorporam as pretensas virtudes e efetivam as admitidas potencialidades no meio em que vivem, justificando assim o processo de desenvolvimento expansão e domínio.
O POSSIBILISMO
Surgiu entre os no fim do séc. XIX, focaliza as relações entre homem e meio mais não considerando as condições naturais ( natureza) como fator que determine o comportamento humano.
O mestre do Possibilismo foi Vidal de la Blache, ele considerava a natureza como fornecedora de possibilidades para que o homem a transformasse.
O MÉTODO REGIONAL
Opõe-se ao Determinismo ambiental e ao Possibilismo, a diferenciação de áreas não é vista a partir das relações entre o homem e a natureza, mas sim da integração de fenômenos heterogêneos em uma dada porção da superfície da Terra. Esse paradigma é voltado, portanto, para o estudo de áreas, regiões.
Essa corrente evidencia a necessidade de se produzir uma Geografia regional, isto é, um conhecimento sintético sobre as diferentes áreas do globo. O objeto da Geografia regional é unicamente o caráter variável da superfície da Terra – uma unidade que só pode ser dividida arbitrariamente em partes, as quais, em qualquer nível da divisão, são como as partes temporais da História, únicas em suas