Cultura
*Ruth Benedict diz que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas.
Ex: Floresta (Índio X Homem)
*Nós temos uma herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, e essa herança faz com que a gente diminua o valor daqueles que achamos diferentes dos padrões aceitos pela maioria.
Ex: Homossexual (Discriminação)
Prostituta (antigamente alguns povos ela praticava sexo em troca de moeda de ouro para acumular dotes para o casamento)
*O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura.
Ex: Graças ao que foi dito acima que podemos entender o fato de indivíduos de culturas diferentes serem facilmente identificados (agir, vestir, falar e etc.).
Ex: Mesmo o exercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana podem refletir diferenças de cultura
Riso – Japonês Alegria e Índio Susto
*Ainda com referência às diferentes maneiras culturais de efetuar ações fisiológicas, cita o clássico artigo de Marcel Mauss, "Noção de técnica corporal", no qual analisa as formas como os homens, de sociedades diferentes, sabem servir-se de seus corpos
Ex: Técnicas de nascimento => Índia parto em pé
Comer => (índio garfo) (arroto sinal de agrado)
*O homem vê o mundo através de sua cultura (lente) tem como consequência considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.
Tal tendência, denominada etnocentrismo (A dicotomia "nós e os outros’’), é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos