Cultura
Cultura adquirida - todo elemento da cultura do grupo em que o individuo está inserido que serão adquiridos pela observação, imitação, convivência e aprendizagem formal. O texto mostra uma crença da tribo em que o índio vive (elemento da cultura) que ele aprendeu como cultura adquirida pelos índios mais velhos. 2) Cultura cumulativa - É a somatória do que?
Cultura cumulativa - cada pessoa adquire aquilo que as pessoas que viveram antes produziram e acrescenta o que ela mesma vai produzir ao longo da vida. O índio aprende a fazer coisas que seus pais ou avós faziam e as aperfeiçoa a medida que precisa de melhorias. 3) Cultura compartilhada - Dividem com quem?
Cultura compartilhada - costume ou tradição, que não é um traço cultural, que é aprendida e incorporada ao modo de vida de um discípulo, subalterno, parente ou pessoa próxima. O índio mostra um pensamento seu ao francês. 4) Cultura como produção simbólica - O que os índios deixam para as artes?
Tudo o que existe e tudo o que fazemos tem um significado – um simbolismo – que só a mente humana é capaz de apreender, guardar e transmitir a outro, é algo que foi convencionado, ou combinado entre as pessoas. Os índios deixam suas vestimentas adornadas de plumas, suas ferramentas feitas de madeira e pedra, trabalhos em cestas, cerâmica, pintura e desenho, instrumentos musicais, música e dança. 5) Valores - Quais eram os valores do Tupinambá?
Valor – algo que tem significado muito importante para alguém, para um grupo ou para uma sociedade. Para o Tupinambá era importante preservar a natureza e não se importar com a ganância. 6) O que são normas, crenças e leis?
Normas – formas de comportamento definidas como adequadas por uma sociedade garantindo o controle social. Podem ser formais (obrigatórias e que apresentam punição) ou informais (não apresenta punição, apenas reprovação por certo grupo).
Crenças – idéias que as pessoas