Cultura
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Etnocentrismo
Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, superior as outras culturas e sociedades.
Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.
Há superioridade de culturas?
Depois dessa breve explicação sobre o etnocentrismo, é possível perceber que não há superioridade de culturas e quem pensa que existe essa superioridade, tem uma visão etnocêntrica; preconceituosa.
Curiosidades Culturais
Linguagem corporal não deixa de ser uma forma de comunicação e, quando estamos falando de culturas, existem diferentes interpretações.
1) Sinais com as mãos: O sinal de OK no mergulho e nos EUA, por exemplo, pode ter uma interpretação ofensiva em outras culturas. O sinal de PAZ feito tantas vezes pela Gisele Bündchen também pode significar “Vai para o inferno” na Inglaterra se feito ao contrário (com a palma da mão para dentro)
2) Balançar a cabeça: De um lado para o outro nos EUA e no Brasil, por exemplo, é negativa, mas na Índia significa “sim” Tic! Já balançar a cabeça para cima e para baixo que significa “sim” nos EUA e na maioria das culturas ocidentais, na Índia significa “não”.
3) Sorrir: Ah, mas sorrir deve sempre ser positivo, né?! Em termos…. Rir alto no Japão pode significar nervosismo e, para os japoneses, o simples ato de você sorrir pode ser interpretado como se você estivesse confuso ou raivoso. Russos