CULTURA
“Cultura um conceito Antropológico”
Karoline Mesquita Nogueira Santos
Rondonópolis
2012
Desenvolvimento
Edward B. Tylor (1871) foi o primeiro a formular um conceito de cultura, em sua obra Cultura primitiva. Ele propôs: “Cultura... é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (In Kahn, 1975:29). O conceito de Tylor, que engloba todas as coisas e acontecimentos relativos ao homem, predominou no campo da antropologia durante várias décadas.
Para Ralph Linton (1936), a cultura de qualquer sociedade “consiste na soma total de ideias, reações emocionais condicionadas a padrões de comportamento habitual que seus membros adquiriram por meio da instrução ou imitação e de que todos, em maior ou menor grau, participam” (1965:316). Este autor contribui dois sentidos ao termo cultura: um geral, significado “a herança social total da humanidade”; outro, específico, referindo-se a “uma determinada variante de herança social” (96).
Franz Boas (1938) define cultura como “a totalidade das reações e atividades mentais e físicas que caracterizam o comportamento dos indivíduos que compõe um grupo social...” (1946:166).
Malinowski (1944), em Uma teoria científica da cultura, conceitua cultura como “o todo global consistente de implementos e bens de consumo, de cartas constitucionais para os vários agrupamentos sociais, de ideias e ofícios humanos, de crenças e costumes” (1962:43).
O mais breve dos conceitos foi formulado por Herkovits (1948), embora este não seja o único: “a parte do ambiente feita pelo homem” (1963:31).
Kroeber e Kluckhohn (1952), em Culture: a critical review of concepts and definitions, referem-se à cultura como “uma abstração de