Cultura
A televisão chegou ao Brasil no início da década de 1950, com a primeira emissora brasileira, a TV Tupi. No início, a emissora contava com a assessoria de técnicos estadunidenses. Ela expandiu-se e, em 1955 já possuía estações no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Campina Grande, Fortaleza, São Luís, Belém, Goiânia e Belo Horizonte.
Ao longo dos mais de cinquenta anos de história de televisão no Brasil, o Estado, por intermédio dos sucessivos governos, influiu diretamente nessa indústria.
Foi a partir de 1964, com o início do regime militar, a interferência do Estado na televisão aumentou de forma quantitativa e qualitativa. As telecomunicações foram consideradas estratégicas pelos militares, pois serviriam de instrumento para colocar em prática e política de desenvolvimento e integração nacional.
1)Cite dois tipos de cultura que estão sendo consideradas pelo autor nesse texto.
R=Cultura popular e a cultura de massa
2)Identifique as principais características dessas culturas. Como elas se relacionam entre si, de acordo com Milton Santos?
R=A cultura popular é a cultura enraizada na sociedade. A cultura de massa procura se homogeneizar e se impor na cultura popular. Quando se relaciona as culturas constituem, formas mistas sincréticas, quais oferecida como espetáculo uma cultura popular domesticada associando um fundo genuíno a formas exóticas que incluem novas técnicas.
3)Como, de acordo com o autor, a cultura popular difundiu suas criações? Quais transformações essa difusão gerou nessa cultura?
R=Elas se difunde mediante o uso dos instrumentos que na origem são próprios da cultura de massa. Nesse caso, a cultura popular exerce sua qualidade de discurso dos de baixo, pondo em relevo o cotidiano dos pobres, das minorias dos excluídos por meio da exaltação da vida de todos os dias.
4)Fale sobre as manifestações culturais típicas que existem em sua região:
R=Em nossa região muitas vezes não é possível