cultura
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho visa contribuir para a construção de uma ação pedagógica, que tem como objetivo utilizar jogos e brincadeiras como uma alternativa de aprendizagem, mostrando a importância do lúdico no desenvolvimento infantil.
Na Educação Infantil é comum vermos as crianças sentadas e em silencio durante as aulas, realizando as tarefas escolares, pois se criou esse modelo escolar. Portanto é inegável que haja mudanças na estrutura escolar, para que as crianças possam ampliar o seu aprendizado, é preciso que os conceitos de educação estejam de acordo com as necessidades e seus interesses por meio das atividades lúdicas.
Trabalhar com o lúdico possibilita às crianças a alegria, o entusiasmo e o prazer durante o ato de aprender. Além disso, a sua inserção no cotidiano escolar facilita a aprendizagem, ajuda no desenvolvimento pessoal, social e cultural; colabora para uma boa saúde mental; facilita o processo de socialização, comunicação, construção do conhecimento; propicia uma aprendizagem espontânea e natural; estimula a crítica e a criatividade. Assim sendo, após uma reflexão sobre a realidade durante o desenvolvimento dos alunos, apresenta-se uma intervenção pedagógica baseada no tema: “A importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil”.
“O movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança. Pode-se dizer que no inicio do desenvolvimento predomina a dimensão subjetiva da motricidade, que encontra sua eficácia e sentido principalmente na interação com o meio social, junto ás pessoas com quem a criança interage diretamente. A externalização de sentimentos, emoções e estado íntimos poderão encontrar na expressividade do corpo um recurso