Cultura
Cultura é aquilo que define um determinado grupo de pessoas, a forma como se comportam, a língua que falam, aquilo em que acreditam, os costumes, o vestuário, a alimentação e muitos outros aspetos que nos caracterização enquanto seres humanos.
A cultura é o que nos é transmitido pelas pessoas com quem convivemos e pela sociedade em si; é tudo em que nós acreditamos. Por exemplo: na cultura oriental a idade é um fator bastante valorizado logo, o que uma pessoa de idade diz é respeitado e inquestionável enquanto na cultura ocidental é exatamente o contrário que acontece, são os jovens que têm mais valor dentro da sociedade.
Os elementos materiais e espirituais também caracterizam uma cultura. Estes elementos podem variar de pessoa para pessoa de acordo com o que nos é transmitido. Podemos considerar como elementos espirituais aquilo que não é tangível, como por exemplo a amizade, a fidelidade ou a felicidade. Estes elementos influenciam-nos no dia-a-dia bem como a forma como agimos e os atos que cometemos.
Consideram-se elementos materiais ou tangíveis tudo o que é visível como por exemplo a arte, a tecnologia ou as vias e meios de comunicação. Por vezes não devíamos olhar para estes elementos individualmente, pois podem influenciar-se entre si. Um exemplo é a tecnologia que veio substituir as cartas ou postais por e-mails ou sms.
Os valores fazem parte dos elementos espirituais, e é aquilo que é considerado o “ideal” dentro duma cultura. Estes valores podem ser formais ou informais. Os formais estão sob forma de leis, como por exemplo a aceitação do casamento homossexual. Os valores informais são o que nos é transmitido e está presente em cada um de nós, influencia a nossa maneira de ser e de pensar e os nossos atos, embora seja uma coisa mais abstrata e depende muito de cada um.
(Diversidade