cultura
Neste trabalho procuramos focar as dificuldades, traumas e conflitos advindos de um processo de mudança organizacional. Demos destaque à ação do agente de mudanças, profissional diretamente responsável pelo sucesso ou fracasso das novas implementações .
Analisamos, de forma sucinta, o cenário pós-moderno em que se encontram as empresas e as mudanças impostas por este mercado alterado nos últimos anos. Enfocamos também, a importância da comunicação, aplicada de forma eficiente, como catalisador e facilitador nas transições, principalmente nas catastróficas. Finalmente, apresentamos passo a passo, o que seria, do inicio ao fim, o processo ideal a ser seguido para que se tenha uma implementação de mudanças da forma menos traumática possível.
2 - TERMOS CHAVE
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
CENÁRIO PÓS-MODERNO
CULTURA ORGANIZACIONAL
AMBIENTE ORGANIZACIONAL
3 - INTRODUÇÃO
A complexa e dinâmica realidade econômica, política, tecnológica e social na qual vivemos tem profundo impacto na forma de planejar, administrar e operar nossas organizações. A liberalização econômica, a globalização crescente, a competição sem fronteiras, as privatizações, entre outros motivos, nos obrigam a conviver com um processo inevitável de Mudança e adaptação. O ambiente de trabalho, porém, não pode sobreviver ao desafio de mudança constante sem uma estratégia adequada. O que precisamos realmente é de um método sistemático e disciplinado para gerenciar a Mudança Organizacional, reduzindo custos e maximizando os resultados.
Para que a mudança aconteça, são necessários alguns requisitos e condições. Dentro de um contexto organizacional, a mudança acontecerá na medida em que 3 fatores aconteçam:
CAUSA
SOLUÇÃO
IMPLEMENTAÇÃO
Existe real Necessidade da Mudança
Há uma
Alternativa
Coerente
Condução
do Projeto de
Mudança
É nesta última fase que muitos projetos de Mudança fracassam, apesar de se reconhecer à causa e de ter identificado a