cultura
FACULDADE DE SINOP
Cultura: Conceito, classificação e componentes da mesma
Sinop – MT
Tema: Cultura: Conceito, classificação e componentes.
Acadêmico: Jhonattan Torres De Macena.
Curso: Engenharia Civil-B
Data: 05/09/2014
Sinop – MT
Cultura
Definição: Cultura pode ser definida como tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana, e esta abrange várias formas artísticas. A mesma existe desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.
Para cada País existe uma cultura, criada por seus habitantes, e esta é influenciada por vários fatores. Cada cultura é marcada por traços diferentes, por exemplo a cultura brasileira é marcada por disposição e alegria, refletindo isso na música, no caso do Samba, que parte da cultura brasileira.
Classificação da cultura
As maneiras de se classificar à cultura são:
- Material;
- Imaterial (não material, espiritual);
- Real;
- Ideal.
CULTURA MATERIAL: Aquela que consiste em coisas materiais, bens tangíveis, incluindo instrumentos, artefatos e outros objetos materiais; Abrange produtos concretos, técnicas, construções, normas e costumes que regularizam seu emprego. Como exemplo de cultura material temos: machados de pedra, vasos de cerâmica, alimentos, máscaras, vestuários, habitações e etc.
CULTURA IMATERIAL: Refere-se a elementos intangíveis da cultura, que não têm substância material. Entre eles encontram-se crenças, conhecimentos, hábitos, valores e etc.
CULTURA REAL. É aquela em que, concretamente, todos os membros de uma sociedade praticam ou pensam em suas atividades cotidianas.
CULTURA IDEAL: Consiste em um conjunto de comportamentos que, embora