Cultura
A lógica interna de cada realidade cultural é traduzida nos costumes, nas formas de habitação, no vestuário,no trabalho e em tantas outras expressões.
Quando entendemos as diferenças entre os grupos como questões culturais passamos a compreendê-los de forma ampla e menos preconceituosa o que enriquece as relações humanas. As ações do grupo sempre têm um sentido quando historicamente contextualizadas.
Temos que considerar também que as diferenças culturais ficam evidentes por efetuarmos comparações entre elas. Se adotássemos outra postura, se não tomássemos por referência um modelo cultural, não perceberíamos as diferenças nem haveria motivos para tentar entendê-las.
Outra reflexão que a análise sobre a cultura nos permite é a visão de nós mesmos como seres sociais. A partir da percepção de outras culturas podemos ampliar nossa visão enquanto membros de um grupo social, as razões da realidade social onde estamos inseridos, como ela é mantida e a possibilidade de transformá-la. Segundo o antropólogo norte-americano, Leslie White, a capacidade de produzir a cultura se dá quando o cérebro do homo-sapiens foi capaz de gerar símbolos, com significados próprios.
Acultura pe como a lente, através da qual o homem vê o mundo.