cultura
Não seria possível determinar um conceito único e universal para cultura, já que ela é um dos conceitos mais amplos das ciências sociais. Sendo assim o pensador francês Félix Guattari, estudou sobre isso e para facilitar o nosso conhecimento, desenvolveu diferentes conceitos para cultura em três grupos diferentes. Esses grupos recebem o nome de:
Cultura-valor: Esse conceito de cultura é o mais antigo e ele diz uma pessoa pode ter ou não cultura e determinar se alguém faz parte ou não de um meio culto, pois esse tipo de cultura é aquele que adquirimos, ele está bastante ligado ao conhecimento e aprendizado. Por exemplo, quando viajamos ou estudamos costumes de determinados lugares. Esse conceito determina ainda quem tem ou não cultura artística, clássica ou cientifica.
Cultura-alma coletiva: Já esse conceito está mais ligado ao coletivo. Ele é determinado basicamente como o conjunto de hábitos e costumes que podem caracterizar certo grupo de pessoas. Está também muito ligado ao conceito de “civilização”. Um dos exemplos é o da cultura chinesa, que é diferente da cultura americana, que por sua vez é diferente das demais culturas e cada uma tem sua identidade.
Cultura-mercadoria: Já esta concepção se diferencia da primeira por não julgar um valor e da segunda por não estar limitada por um território ou região. Aqui cultura recebe uma dimensão bem maior, quase universal. Ela pode ser transmitida através dos livros, filmes, musicas que apresentam conteúdos ideológicos ou mensagens significativas. Assim como está bastante ligada também aos bens materiais, como cinemas, bibliotecas, livrarias e as pessoas lá presentes, que estão disponíveis no mercado, ou seja, os funcionários.
Partindo para a visão antropológica sobre cultura encontramos mais uma vez diversos conceitos e pontos de vista, que podem partir de um mesmo ponto, mas se desenvolve e se conclui de maneiras diversas e particulares. Dentre tantos antropólogos podemos citar Edward B.