cultura
O homem foi diferenciado dos animais por possuir a capacidade de comunicação oral e a de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente o seu aparato biológico e é considerado um ser predominantemente cultural. Mas o que seria a cultura e de onde ela veio?
A palavra cultura vem do latim e significa cultivar. É um conceito amplo com várias definições, sendo a formulação feita por Edward B. Tylor a mais usada. Em sua definição considera a cultura como “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Também podemos considerar a definição de Kroeber, grande contribuinte para a ampliação do conceito de cultura, que aborda a cultura como o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos, considerando o homem o modificador do seu equipamento superorgânico, o que permitiu o rompimento das diferenças ambientais e a transformação de toda a terra em seu habitat.
Existem várias teorias sobre sua origem. Leslie White, alega que ela começou quando o cérebro humano foi capaz de gerar símbolos, pois, sem eles não haveria cultura, sendo eles a chave deste mundo, e o meio de participação nele. Já Claude Lévi-Strauss afirmava que a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma.
Durante muito tempo a cultura foi associada a noção de civilização, principalmente nos séculos XVIII e XIX , sobretudo, na França e na Inglaterra, onde referia-se a um ideal de elite. Tal associação propiciou uma confusão no conceito de cultura com as noções de desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Esta confusão entre cultura e civilização possibilitou o surgimento de uma hierarquização da cultura. Como se uma fosse melhor que a outra, com nítida vantagem para as culturas europeias. O Etnocentrismo e ciência marcharam juntas.