cultura
A sociedade contemporânea há uma diferenciaçao de classes, uma divisão social clara no processo de produçao. Como setores que são proprietários das fábricas, fazendeiros, bancários e a outra os trabalhadores. Essas classes sociais levam vidas totalmente diferentes perante a sociedade. A tal desigualdade social de classes.
Dentro da classe dominada há variações de renda, de maneiras de viver, do que pode ser acessado e do trabalho e da força de trabalho e o que cada trabalho representa para a sociedade.
A nossa cultura é um ciclo social de relacionamentos, onde cada particularidade ex: jovens, bacários e católicos pesam na cultura do país.
As preocupações dava-se pelo erudito, pelas classes dominadas, já as preocupações da cultura popular chegou bem depois com intuito de entender a sua lógica que é literalmente diferente da cultura dominante, como desde sempre a cultura erudito diz o que é cultura popular decide e diz o que é cultura popular.
A classe dominante mostra um poder cultural, sobre a classe dominante e se sustenta de bases frágeis, pois assim controlam, mas a classe popular têm essa desigualdade, mas são controlados pela elite que ficam cegos e de mãos atadas.
O que realmente é popular na cultura são as religiões como candomblé, carnaval etc... já as escolas de origem européia.
"Pensar cultura é pensar a sociedade como um todo".
A comunicação de massa é criada pelas instituições dominantes as "necessidades" da população atravéz da mídia, tv e rádio por esse motivo dar-se o controle de massa, assim ultilizam da indústria cultural para que as informações cheguem mais rápido a população. mexe com todo o público e de todas as idades, dizem como agirmos, como temos que ser em todos os aspectos da vida, ou seja somos coagidos, como o que consumir-mos , assim controlando a população.
A cultura nacional é um processo histórico particular , uma realidade histórica á cultura nacional é