CULTURA
O que é ‘’Papel Social’’ ? Um papel social é aquilo que se espera de alguém que tem um certo estatuto social. É o conjunto de deveres ou funções que a pessoa tem. Por exemplo: espera-se que um professor explique as matérias, que avalie os alunos, etc.
Diferenças entre:
Status: é o conjunto de direitos e deveres associados a uma posição social. Exemplo: Na escola, você é um aluno. Este é o seu status. Por conta deste status, todos esperam que você tenha determinados comportamentos.
Papel Social : é o conjunto de comportamentos esperados do indivíduos dentro de certo contexto, ou seja, é o comportamento que se espera de alguém pelo fato de esta pessoa ocupar determinado status social, determinada posição social. Exemplo: o médico deve salvar vidas, a mãe cuidar de seus filhos e o professor repassar conhecimento para os alunos.
Diferenças entre status e papel social na cultura
Na compreensão de algumas culturas, a relação entre o status e o papel social pode nos mostrar algumas diferenças bastante interessantes. Realizando um contraponto entre duas sociedades, é possível analisar que indivíduos com status sociais semelhantes são levados a desempenhar diferentes funções. Um exemplo disso pode ser notado quando pensamos em um curandeiro de uma tribo indígena e o médico de alguma sociedade capitalista.
Enquanto o primeiro vive em contato com a comunidade e se utiliza de rituais religiosos para cumprir a função de curar pessoas, esperamos que um médico esteja em um consultório e que domine o uso de uma série de procedimentos científicos para realizar essa mesma tarefa. Assim, vemos que status e papel social são ferramentas teóricas de muita importância para o desenvolvimento de temas e objetos da Sociologia.
Referências:
Mundo Educação/ Status e Papéis Sociais - Por Rainer Sousa
Dicionário Aurélio
Emanuel Souza: status social e papel social