cultura
Objetivo:
Reunir integrantes dos CTGs para: resgatar e preservar os valores da cultura gaúcha; estimular formas de valorizar a cultura gaúcha; incentivar a pesquisa de fatos históricos; resgatar usos e costumes do passado e identifica-los no presente; valorizar a cultura como herança
Forma de se organizar o Departamento Cultural:
A patronagem do CTG deverá designar um integrante adulto, com conhecimento sobre a cultura gaúcha, para liderar o grupo que irá formar o departamento cultural da entidade.
O responsável designado pela patronagem deverá convidar para esta atividade:
Prendas e peões com faixas e crachás
Integrantes dos grupos de danças – importante que participe integrantes dos grupos juvenil e adulta.
Integrantes do CTG, como pais e simpatizantes.
Público Alvo: prendas e peões integrantes dos grupos de dança; sócios da entidade; alunos de escolas municipais, estaduais e particulares; professores; comunidade.
Ação para as Atividades
O Departamento Cultural deve elaborar atividades que despertem o interesse dos integrantes da entidade, enfocando temas que servirão para ampliar os horizontes culturais do público participante.
As atividades e os temas deverão ser escolhidos e desenvolvidos de acordo com a faixa etária do grupo que irá participar, respeitando a forma de comunicação e o nível de entendimento, o que tornará a atividade interessante e manterá o interesse e a atenção dos participantes.
Compete ao Posteiro (Diretor) do Departamento (invenada) Cultural, orientar e auxiliar nos projetos das prendas e peões, onde certamente desenvolverão atividades de cunho cultural. Muitas vezes esses projetos acabam perdendo o seu real valor, exatamente por falta de orientação. Desde a elaboração até a apresentação, os projetos devem ser orientados, caso contrário os objetivo do projeto (a pesquisa) se perdem.
Elaborar um calendário de eventos e de atividades culturais