Cultura
Texto Cultura
Ação Instintiva
A Ação instintiva é regida por leis biológicas, idênticas na espécie e invariáveis de indivíduo para individuo. Essa rigidez dá a ilusão de perfeição, pois o animal , especializado em determinados atos, os executa com extrema habilidade.
Ação instintiva é a ação puramente baseada em instintos, como nos animais. Um homem ficar perseguindo uma mulher igual um cão perseguindo uma fêmea, sem nenhuma noção de moral e de propriedade, é uma ação instintiva.
Ação Inteligente
Ação inteligente é a ação baseada no freio dos instintos, através do senso de realidade e de propriedade, onde trocamos a base instintiva pela base lógica, baseada em códigos falados e escritos (leis). Encontrar um motivo para conhecer uma pessoa, para aos poucos ir pegando intimidade e os contatos afetivos irem se desenrolando aos poucos, com discrição e longe das vistas dos outros, é uma ação inteligente.
Ao contrário da rigidez dos reflexos e instintos, a resposta ao problema ou á situação nova, para os quais não há programação biológica, é uma resposta inteligente, e , como tal, improvisada e criativa.
Linguagem Humana
Somos seres que falam, as palavras se encontra no limiar do universo humano.
Linguagem humana é todo e qualquer sistema de signos que serve de meio de comunicação entre indivíduos humanos, e pode ser percebido pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies de linguagem: visual, auditiva, tátil, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos.[1][2] Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos de comunicação, idéias, significados e pensamentos.
Linguagem animal é o conjunto de sons (cantos, gritos, chamados, trinados, mugidos, etc.), expressões faciais, mudanças na pelagem ou plumagem, cor ou formato do corpo, usados por animais de uma mesma espécie para