cultura
ALUNOS:
JOSINALDO COSTA ROSA
JOEL QUARESMA
ANTÔNIO DE SOUZA JUNIOR
STEFANI
CELSO SOUZA TRINDADE
BENILSON
O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL
ORGANIZAÇÃO FORMAL E SUAS
CARACTERISTICAS:
OS ÓRGÃOS. Como departamentos, divisões, seções, setores etc.
OS CARGOS. De diretores, gerentes, supervisores, funcionários, operários etc.
A HIERARQUIA DE AUTORIDADE. Com autoridade e responsabilidade previamente definidas.
OS OBJETIVOS E OS PLANOS. Definidos para alcançá-los adequadamente.
A TECNOLOGIA. Que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização ORGANIZAÇÃO INFORMAL
• A organização informal é a rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal. Em outras palavras, a organização informal é composta de sentimentos de afeição ou rejeição entre pessoas, de atitudes favoráveis e desfavoráveis em relação às práticas administrativas, de cooperação ou hostilidade entre grupos. GRUPOS INFORMAIS
ATITUDE E COMPORTAMENTOS
PADRÕES DE LIDERANÇA
NORMAS DE TRABALHO
DIVERSIDADE
•
É a existência de uma variedade de pessoas de diferentes características pessoais que constituem a força de trabalho: raças, credos, religiões, classes sociais, idades, sexos, capacidade física, costumes e culturas diferentes se mesclam entre as pessoas que constituem as organizações.
MULTICULTURALISMO
A cultura é difícil de mudar, principalmente em um nível mais profundo, como os valores e pressuposições básicas. Todavia, a natureza da força de trabalho vem mudando em grandes proporções, trazendo um fenômeno novo, que é o multiculturalismo: um misto de pessoas provenientes de diferentes culturas, de várias etnias e diferentes estilos de vida.
Para que a organização consiga adaptar-se a essa realidade multivariada, ela precisa compreender o multiculturalismo e seu impacto.
O multiculturalismo significa a