Cultura
Cultura significa cultivar, e vem do latim “colere”. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
O QUE É CULTURA? São todas as criações humanas materiais e imateriais que formam o conjunto dos bens culturais: os saberes, os costumes e os valores de um povo. Cultura seria, portanto, a forma que o homem encontra de se relacionar com o mundo, o que inclui tudo o que ele faz e pensa. Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Essa relação construída é, obviamente, histórica e se transforma no tempo e no espaço. Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acumulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro. As diferenças existentes entre as culturas permitem-nos alargar os horizontes, acabar com preconceitos e enriquecem-nos, tornando-nos mais humanos, mais cultos e capazes de valorizar a importância de viver em diversidade.
CULTURA E CIVILIZAÇÃO Conceituar cultura e civilizações torna-se uma tarefa bastante difícil haja vista que, vários fatores contribuem para essas diferenças e principalmente, os diferentes pontos de vista de cada povo que tentou conceituá-las. A partir do século XVI, o conceito de cultura passaria a articular-se, ora positiva ora negativamente, com o conceito de civilização pois, inicialmente, o conceito de civilização referia-se, de um lado, ao civil, correspondente ao homem educado e polido, e do