missão cultural
Tipos de países e missionários
• País de acesso restrito limitado ou criativo
País cujo governo limita por razões políticas ou religiosas a entrada de missionários estrangeiros que desejam se radicar nele. Frequentemente tal acesso se limita devido a cotas reduzidas para vistos missionários ou prazos de permanência cada vez mais curtos.
• País fechado
País cujo governo fechou as portas para a entrada de missionários do estrangeiro negando-lhes vistos de permanência.
• Missionário bi vocacional fazedor de tendas
Missionário com uma profissão dupla servindo como profissional em um país de acesso restrito ou fechado e realizando ao mesmo tempo um ministério evangelístico de tempo parcial.
• Missionário não residente
Missionário que está servindo em algum país de acesso restrito ou fechado e que por isso se vê impossibilitado de residir ali. Desenvolve seu trabalho a partir de um país próximo visitando frequentemente o país-alvo e realizando seu ministério de forma itinerante.
Definindo povos não alcançados
Nos dias de hoje, são três as características utilizadas para definir um povo como não alcançado. Cada característica possui pontos positivos e negativos. A seguir, estudaremos as três descrições clássicas usadas internacionalmente em missiologia:
• Um povo é considerado não alcançado quando não possui uma igreja cristã evangélica conhecida e nem tem crentes.
• Um povo é considerado não alcançado quando em sua população o número de cristãos é inferior a 20%. Porém, essa definição considera os católicos e outros grupos não evangélicos como cristãos.
• Um povo é considerado não alcançado quando não há uma igreja representativamente forte para evangelizar o restante do próprio povo. O ponto fraco desta definição é que, até agora, não foi elaborado nenhum critério para se determinar quando uma igreja se enquadra nesta condição.
Por trás de grande parte da força motivadora para mobilização desta