Cultura e Cultura Corporal
Pode-se identificar um povo através da sua cultura. O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Cultura significa tudo aquilo que é construído pelo ser humano, como mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento gerado para um determinado fim. Trata-se de algo estremamente importante para a vida em sociedade. Todo indivíduo, independente de sua classe social, é provido de cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for.
Na sociedade contemporânea, vivendo em um mundo globalizado, a cultura, em seu contexto social, abrange aprendizados diversos, tais como: familiar, regional, alimentar, artístico, estético e o corporal.
A cultura corporal pode ser definida como tudo o que um grupo de pessoas compartilha na forma de atividades físicas. Pode ser manifestada na forma de jogos, esportes, danças, ginásticas e lutas. As experiências corporais são fundamentais para uma existência plena e funcional, pois é através da prática constante que conseguimos manter-nos aptos e preparados para quaisquer experiências que por ventura possam aparecer em nosso caminho.
A Educação Física, ao incorporar este conceito, atua direcionando o ser humano que pretende ser protagonista de sua vida. Isto porque a concepção de cultura corporal amplia a contribuição da disciplina para o pleno exercício da cidadania. Além disso, adota uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a afirmação de valores e princípios democráticos. O trabalho de Educação Física abre espaço para que se aprofundem discussões importantes sobre aspectos éticos e sociais.
A antiga cultura de uma educação física que treina futuros atletlas profissionais comprovou-se ser