Cultura e arte
Cultura e arte são duas palavras com conceitos um tanto quanto subjetivos, são cabíveis muitas definições para ambas as expressões, mas é notável a ligação entre ambas. Cultura pode se definir como o conjunto complexo dos padrões de comportamento, crenças e valores transmitidos coletivamente e que caracterizam uma sociedade, com sua própria lógica interna que é necessária conhecer para entendermos suas praticas, costumes e concepções. Partindo dessa premissa, não é possível dizer que a cultura de uma sociedade é superior a outra, pois cada uma tem seus próprios critérios, e não podem ser avaliadas baseadas nos critérios de outra cultura, principalmente pela tamanha diversidade de culturas que se tem conhecimento. Mas quando falamos de arte é possível até mesmo definir o que é ou não arte, porém, essa definição não se encontra na própria obra de arte, mas sim nos critério e valores da cultura na qual está inserida, em uma visão objetiva, e na qual nós observadores estamos inseridos, em uma visão pessoal.
Seguindo por essas afirmações, podemos dizer que toda arte é cultura, mas nem toda cultura é arte, pois não é considerada arte qualquer comportamento comum da sociedade, mas esse mesmo é cultura. Apesar de não ser banal, a arte pode ser popular, podendo ser desenvolvida por qualquer um, não obstante, a avaliação de especialistas no assunto é essencial para constatarmos como arte realmente, e essa critica se baseia nos valores da cultura. Então, apesar de termos nossas próprias opiniões sobre o que é ou não arte, a mesma pode ser sim, plenamente definida por instrumentos de nossa cultura.
Historicamente vemos a forte ligação que a cultura e a arte têm com o desenvolvimento social, sendo desde instituições de poder como nas religiões, às manifestações populares de ideais e pensamentos que modificaram o rumo da historia, como na Revolução Francesa, mostrando como a cultura popular e a cultura erudita foram, e são presentes na sociedade, moldando o