Cultura Versus Globalização
1 - INTRODUÇÃO 2
2- DESENVOLVIMENTO 3
2.1 – GLOBALIZAÇÃO 3
2.2 – A HISTÓRIA DA GLOBALIZAÇÃO 4
2.3 – A CULTURA VERSUS GLOBALIZAÇÃO ANTE OS VALORES SOCIAIS 5
3 - CONCLUSÃO 8
4 - BIBLIOGRAFIA 9
1 - INTRODUÇÃO
As ciências sociais estão sendo desafiadas a pensar a globalização do mundo. No fim do século XX, quando se anuncia o XXI, elas se defrontam com os dilemas que se abrem com a globalização das coisas, gentes e ideias. Há processos e estruturas sociais, econômicos, políticos, culturais e outros que apenas começam a ser estudados. Além do que é local, nacional e regional, colocam-se problemas novos e fundamentais com a emergência da sociedade global. As fronteiras geográficas e históricas, culturais e civilizatórias parecem modificar-se em direções e formas surpreendentes. Indivíduo, grupo, classe, coletividade e povo são colocados diante de outros horizontes. O próprio pensamento científico é desafiado a elaborar conceitos e interpretações para dar conta de realidades pouco conhecidas. As teorias da globalização, que começam a ser esboçadas, revelam o empenho das ciências sociais em explicar o que há de novo no que vai pelo mundo.
A Globalização pressupõe economia de mercado, desigualdade, capitalismo, mudança de paradigmas educativos e exige que o modelo de humanidade necessário aos homens que habitam o planeta seja repensado, a fim de que a vida na Terra seja garantida e que todos tenham as mesmas condições de formação tanto acadêmica quanto profissional.
2 – DESENVOLVIMENTO
O novo ambiente político mundial e a inovação tecnológica que têm possibilitado o surgimento do fenômeno que interpretamos como globalização é acompanhada por uma mudança social em sentido amplo, ou seja, no sentido micro relativo ao corpo e ao metabolismo das sociedades, isto é, aos padrões de organização e aos