Globalização com estratégias locais: criando vantagem competitiva por meio do marketing glocal
Lara Coelho Vaccari
Abril 2013
Globalização com estratégias locais: criando vantagem competitiva por meio do Marketing Glocal
Resumo O objetivo deste artigo é aprofundar estudos sobre Marketing Glocal, destacando a influência da cultura local no composto mercadológico de empresas globais, a fim de que elas possam obter sucesso na comercialização de seus produtos e serviços em diferentes mercados. Os conceitos de Globalização, Marketing, Marketing Glocal, e Cultura são explorados. A influência da cultura no comportamento do consumidor e no composto mercadológico de empresas globais é analisada. A tipologia cultural de Hofstede é utilizada para explicar a influência da cultura na aceitação de novos produtos em novos mercados. A metodologia utilizada é composta de pesquisa descritiva, bibliográfica, de natureza qualitativa e estudo de caso de uma empresa global no setor de bebidas. Este artigo exemplifica como esta empresa global aplica estratégias glocais em seu composto mercadológico para criar vantagem competitiva de mercado. Como conclusão verifica-se que é necessário padronizar, a fim de diminuir custos e fortalecer a marca; porém, adaptações devem ser realizadas em diferentes culturas. Recomenda-se a realização de pesquisas em empresas globais de outro setor e avaliação do custo / benefício da customização para estas empresas.
Palavras-chave: Globalização, Marketing Glocal, Cultura, Padronização, Adaptação
1. Introdução
No século XXI o tema Marketing Glocal: marketing global com estratégias locais como vantagem competitiva de mercado, passou a ser desenvolvido e explorado na literatura de marketing.
O processo de atuar em mercados globais tem se mostrado como uma alternativa para empresas que desejam permanecer no mercado cada vez mais competitivo. No entanto, embora o marketing seja universal, a implantação do composto mercadológico (4P’s: