Cultura: um conceito antropologico
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
JULIANA MACEDO DOS SANTOS
CULTURA
UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
Trabalho apresentado no curso de Licenciatura em História da faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina: Antropologia Cultural 3º período, sob a orientação dos professora: Luciana Galante.
Paripiranga-BA
Abril de 2015
REFERÊNCIA: Cultura: um conceito antropológico/Roque de Barros Laraia. – Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
SOBRE O AUTOR: Roque de Barros Laraia é professor emérito da UnB. Iniciou sua carreira, como antropólogo, no Museu Nacional da UFRJ. Em 1969 transferiu-se para a UnB, onde dirigiu o Instituto de Ciências Humanas, sendo promovido a professor titular em 1982. Doutor pela USP, realizou pesquisas de campo entre os índios Suruí, Akuáwa-Asurini, Kamayurá e Urubu-Kaapor.
RESUMO GERAL: No inicio, pontua determinismo biológico e geográfico como elementos marcantes da estrutura mental do século XIX. Porem, após estudos e analises das ideias de outros antropólogos, Laraia chega a conclusão de que as diferenças das pessoas não podem ser explicadas por sua biologia ou por limitações do meio ambiente, respeitando-se, deste modo, as diferenças culturais e compreendendo as mudanças internas de cada ser humano. A partir da analise de diversas sociedades culturais, ele mostra aquilo que elas têm em comum, define os principais conceitos de cultura, aponta como natureza colaborou para a criação da cultura e faz uma linha histórica de desenvolvimento. Em seguida, aborda como o homem lida com a cultura e como ambos são influenciados. Os estudos apontavam as características genéticas como grandes influenciadores da personalidade humana, o autor fala que independente dos genes, o que prevalece é a “cultura”. Ele diz que ate a divisão do trabalho por sexo é um aspecto meramente cultural.
PRIMEIRA PARTE- Da natureza da cultura ou da natureza à cultura:
“Os fatores que tiveram um papel