AD2 HISTORIA DA REGIAO 14116090125 ANDERSON SILVERIO ALVES
1458 palavras
6 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em História - EAD
Unirio/Cederj
AD2 – Primeira Avaliação à Distância – 2015.1
Disciplina: HISTÓRIA DA REGIÃO
Coordenadora: Leila Bianchi Aguiar
Nome: ANDERSON SILVÉRIO ALVES
Matrícula: 14116090125
Pólo: PIRAÍ
SANTOS, A. M. S. P. ; MOTA, M. . O “bota-abaixo” revisitado: o Executivo municipal e as reformas. Revista Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 10, p. 11-33, 2003.
O “bota-abaixo” revisitado: o Executivo municipal e as reformas urbanas no Rio de Janeiro (1903-2003) das professoras doutoras Angela Moulin Simões Penalva Santos e Marly Silva da Motta, publicado (2003) pela revista Rio de Janeiro. Aborda a reflexão de ser prefeito da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX, e as adversidades que envolvem exercer este cargo público, e os desafio que está reservada para o afortunado. Abordando fatores que levaram o presidente Rodrigues Alves a escolha de Francisco Pereira Passos como prefeito do Rio de Janeiro com a incumbência de reformar a cidade, transformando-a em uma cidade moderna e civilizada que pudesse expressar as determinações econômicas e ideológicas do momento, assim resultaria no modelo de capital que a republica definiria para o Brasil.
No início do século XX o recém eleito presidente da república Rodrigues Alves tinha a difícil tarefa de indicar o mais novo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, entre os possíveis candidatos qual teria as qualidades que realmente seriam necessárias para executar a tarefa que o presidente exigiria do escolhido, que referencias politicas deveria possuir aquele que o presidente iria escolher, muitas questão estavam envolvidas para esta difícil decisão.
“A qualificação de Pereira Passos para o cargo de prefeito se relacionou igualmente ao fato de ele ter