Cultura um conceito antropologico
Cultura. Um conceito antropológico
Introdução
Uma introdução ao conceito antropológico de cultura, realizada de forma didática, clara e simples. A primeira parte do livro refere-se ao conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos, enquanto a segunda procura demonstrar como a cultura influencia o comportamento social e diversifica enormemente a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica.
APRESENTAÇÃO DO LIVRO:
A primeira parte é referente a natureza da cultura ou natureza à cultura.
A segunda parte é referente a situação de como opera a cultura.
Cultura Um Conceito Antropológico.
DA NATUREZA DA CULTURA.
OU DA NATUREZA À CULTURA
Laraia introduz a idéia de que a natureza de todos os homens é idêntica e a cultura praticada por eles é o que separam, os tornam estranhos uns aos outros. Enquanto na cultura européia temos a prática de nudismo nas praias, no oriente médio as mulheres vão à praia com seus corpos completamente cobertos; a carne da vaca é proibida aos hindus enquanto a de porco é vetada aos mulçumanos; para os ciganos da Califórnia, a obesidade é referência de virilidade entre os homens, etc. Dessa forma o autor nos leva a perceber o tamanho da riqueza cultural em que o homem está inserido, sua capacidade de criar diferentes e, ousados modos de viver, sendo portando um ser, em sua individualidade, quase que como uma digital: diferente e único.
[É muito interessante a forma com que a cultura é abordada por Laraia, faz com que se possa compreender mais a fundo nossa relação com nossa própria cultura, a qual as vezes não percebemos o quanto ela é rica e que não a