Cultura um conceito antropologico
O autor Roque de Barros Laraia no livro, Cultura: um conceito antropológico tem como tema central o conceito de cultura, utilizando vários exemplos referentes á várias sociedades.
Na primeira parte Laraia cita nomes de pensadores iluministas e autores mais novos e suas preocupações com o modo de comportamento dos diferentes povos. Além disso, abordam temas como Determinismo Biológico e o Determinismo Geográfico.
No Determinismo Biológico antropólogos dizem que o comportamento dos indivíduos dependem de um aprendizado (p.19), ou seja, qualquer ser humano independente do seu sexo pode atribuir a mesma atividade, só depende de como foi passado sua cultura. Já no Determinismo Geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural (p.21). Antropólogos como Boas, Kroeber e Hunting alegam que homens podem se localizar no mesmo ambiente, entretanto, pode-se haver uma diversidade cultural.
Entre os capítulos 3 e 4 é desenvolvido a origem do conceito cultura e como é sua definição. O conceito de cultura existe antes mesmo de John Locke escrever o seu livro Ensaio Acerca do Entendimento Humano, a partir daí o termo foi sendo definido.
Edward Tylor definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética (p.28). Com diferentes teorias apresentadas, tira conclusão de que o homem é o único possuidor de cultura, ele se diferencia em relação aos animais, por conta de ter a capacidade de se comunicar e de fabricar seus próprios instrumentos. Ao adquirir cultura o homem perde sua propriedade animal, geneticamente determinada, de repetir os atos de seus antepassados, sem a necessidade de copiá-los ou de se submeter a um processo de aprendizado (p.42)
Roque Laraia no capítulo 4, foca o tema aos antropólogos como Edward Tylor, que considera cultura um fenômeno natural. Uns criticam Taylor por deixar de lado toda a questão do