cultura secular e evangelica de vitória da conquista
ITQ
CULTURA DE VITÓRIA DA CONQUISTA
VITÓRIA DA CONQUISTA
2014
INTRODUÇÃO
Vitória da Conquista é um município brasileiro do estado da Bahia.Sua população, conforme o IBGE, em 2013 é de 336.990 habitantes, o que a torna a terceira maior cidade do estado e do interior do Nordeste. O território onde hoje está localizado o Município de Vitória da Conquista foi habitada pelos povos indígenas Mongoiós, subgrupo Camacãs, Ymborés ( ou Aimorés) e em menor escala os pataxós. Os aldeamentos se espalhavam por uma extensa faixa, conhecida como Sertão da Ressaca, que vai das margens do alto Rio Pardo até o médio Rio das Contas. Os índios mongoiós, aimorés e os pataxós possuíam diferentes culturas de religião e crenças e musicais. Podemos comparar o homem indígena com o homem pré-histórico, pelo fato de eles terem sua própria maneira de viver. Atualmente este município tem se caracterizado por seus eventos culturais quem atraem pessoas de cidades vizinhas e região para prestigiar os eventos aqui realizados.
DESENVOLVIMENTO
Podemos caracterizar a cidade de Vitória da Conquista com dois tipos de cultura: secular e evangélica. A cultura secular e de maior influência da cidade tem como destaque os espaços culturais disponíveis á comunidade:
Centro de cultura Camilo de Jesus Lima.
Ocorre também durante todo o ano eventos realizado pela prefeitura da Vitória da Conquista e por particulares, tais como:
Forró Pé de Serra.
Festival de Inverno. Natal da Cidade.
A cultura Evangélica em Vitória da Conquista, é também caracterizada pelo grande apoio da comunidade ao comparecimento em seus eventos realizados na cidade como a semana da Cultura Evangélica e a Marcha para Jesus que acontecem todos os anos, durante semana de aniversário da cidade.
Marcha para Jesus.