Cultura romana
Cultura Romana
Ana Karolyne Pilla, nº 01
Bárbra Cainelii, nº 02
1ºC- Informática
Amaricana, 25 de agosto de 2014
A cultura romana, é tida como o berço de muitos conceitos que mantemos na atualidade sobre história, literatura e arquitetura. Foi entre os romanos que nasceu o Latim, língua que na Idade Média viria dar origem ao Italiano, Francês, Espanhol e ao nosso amado Português. Essas características fazem com que o Império Romano seja exaltado até hoje não apenas por suas conquistas políticas, mas também pelas suas conquistas sociais, intimamente ligadas as artes. Política do Pão e Circo
Esse era o nome dado a uma postura política tomada pelo Império Romano durante uma forte crise de desemprego que tomou conta dos centros urbanos romanos. O imperador teve receio de que acontecesse alguma revolta devido a isso, e criou a política do pão e circo, que consistia em oferecer alimentação e diversão, para que eles não se rebelassem. Foi durante a implantação desse método que nasceu uma das mais fortes características culturais do império romano: a luta de gladiadores no Coliseu e em vários outros estádios distribuídos pelo território do império.
Na religião a principal influência foi a grega, pois os deuses gregos foram adaptados a realidade romana, mudando apenas de nomes. Depois da conquista de territórios próximos ao oriente, foi a vez de divindades orientais ganharem adeptos entre os romanos. Por fim foi o cristianismo a religião da vez no fim do século IV.
Na arquitetura também foram sentidas influências de outros povos. Os romanos herdaram da civilização etrusca o arco e a abóbada, da grega aproveitaram as colunas e da helenística os padrões utilizados em teatros, circos e esculturas. Algumas técnicas de construção foram desenvolvidas pelos romanos, que também criaram novidades, como as casas de banho, chamadas de balneários, que serviam de ponto de encontro para a aristocracia romana.
Inicialmente,