Cultura religiosa
A religião desde sempre acompanhou a humanidade, sendo responsável por trazer sentido às coisas, criar e exaltar valores, gerar solidariedade e fraternidade, buscando em um mesmo momento construir uma realidade consistente e definitiva sobre a humanidade.
Nos tempos atuais a função da religião não sofreu qualquer modificação, mesmo que ela não seja capaz de cumprir em sua totalidade o que tem como objetivo, como pode ser visto nas diversas experiências de violência, preconceitos, autoritarismo e diversos outras situações realizadas em seu nome. Hoje o homem como ser de altissíma projeção busca na religião respostas, que não encontra em si nem mesmo na ciência, ficando assim a religião encarregada de complentar esperitualmente o ser humano e tentar esclarece-lo sobre seus questionamentos. Desta forma o principal papel da religião, hoje, dentre outros, é servir como um instrumento que resolva os problemas existênciais do ser, legitmando a ordem e a virtude do homem, além protege-ló contra a angústia e solidão.
2) Conclusão pessoal (é o momento de você se posicionar).
Na sociedade atual a religião pode ser vista como a maior companheira do ser humano, por sempre estar ao seu lado para lhe acolher da maneira que seja necessária, tanto espiritualmente quanto filosoficamente. Através da religião o homem se interage com Deus, se interage com seu meio e com as demais pessoas ao seu redor. A religião completa e sustenta o homem, pois por mais completo que seja, o homem não se contenta em viver dentro dos limites históricos e compreensíveis indo sempre em busca de algo maior e além, isto por sua vez é dado à ele através de sua