Cultura puunk
748 palavras
3 páginas
Cultura punk A Cultura punk é um estilo cultural que tem como principais características a autonomia, a aparência agressiva, a simplicidade e o sarcasmo niilista. As características culturais do punk são, o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento, expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação.
O punk como movimento social
Perto de 1980 a noção de cultura punk obteve um novo sentido com a expressão Movimento Punk que passou a definir um todo, não o individual, ou seja, substituiu o conceito da pessoa individual para o conceito do movimento social, a aprovação de uma ideologia, comportamento e postura pertencentes a todos membros do movimento punk.
O principal objectivo do movimento punk é o de alcançar objectivos, como a revolução política, que não são possíveis ser alcançados por apenas um indivíduo, mas não só, tem também como objectivo a preservação e resistência da tradição punk.
Segundo o movimento, a cultura Punk, pode ser entendida como costumes, tradições e ideologias de uma organização ou grupo social.
O movimento Punk é actualmente interpretado como que todos os indivíduos ligados ao Punk, pertencem a grupos ou movimentos, mas essa “ideia”, é totalmente errada, nem todas as pessoas estão ligadas a “Gang’s”, muitos simplesmente defendem a ideologia.
Um grande número de punk’s interpretam o termo punk como um manifesto cultural e ideologicamente independente, cujo aspecto revolucionário se baseia na revolta dos costumes do dia-a-dia, sem se fixar num objectivo preciso ou num desejo de serem aceites por um grupo de pessoas, representando o seu interesse na protecção da tradição punk.
Esta diferença de atitude é responsável por conflitos e discussões, que ocorrem no encontro de indivíduos punk’s com outros de culturas diferentes.
Origem
Estados Unidos
O punk surgio por volta de 1974-1975 com uma manifestação cultural juvenil, com muitas semelhanças ás da década