cultura organizacional filme o ultimo samuray
771 palavras
4 páginas
O Último SamuraiDiego da Fonseca
Jean
Neuzi
Thamiris Vaz
Walla Alves
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO FILME
• Filme épico de guerra Americano de 2003 dirigido e coproduzido por Edward Zwick;
• A trama do flme foi inspirado na Rebelião Satsuma liderada por Saigō Takamori em 1877, e na ocidentalização do Japão por potências coloniais.
SINOPSE
O Capitão Nathan Algren, conceituado e condecorado militar norte-americano,
veterano
da
Guerra
de
Secessão (a Guerra Civil Norte-Americana), é um decadente e desmotivado guerreiro, sem grandes perspectivas e
ambições,
que
se
refugiou
em
espetáculos de qualidade duvidosa e também no álcool.
Procurado por um de seus mais leais subalternos é convidado a participar do treinamento de soldados no
Japão em troca de um aumento considerável em seus rendimentos. Além de alcoólatra, nesse exato momento de sua vida, Algren acaba por se tornar um mercenário.
O que o veterano capitão não sabe é que além de treinar camponeses inaptos e totalmente despreparados para compor um exército de verdade, terá pela frente alguns dos mais temidos e mortais guerreiros como inimigos.
A princípio nem havia sido informado dos prazos exíguos e da premência das batalhas, o que acaba exigindo que até mesmo ele tenha que ir para essa guerra. Após começar o treinamento dos soldados do
Exército Imperial, Algren percebe que não estão prontos para lutar e não podem vencer mesmo com armas de fogo. No entanto seu comandante, o Coronel Bagley, insiste em enviá-los para a batalha.
Apesar de mais numerosos e de contarem com o apoio das armas de fogo compradas pelo imperador japonês,
Algren e seus comandados são derrotados pelos samurais. Durante o combate, vendo o exército ser massacrado, o Coronel Bagley foge da frente de batalha, pois na verdade não tinha o dever de lutar. Ao contrário de seu comandante, Algren fica e luta bravamente até ser rendido pelo líder dos