Cultura na Grécia Antiga
CAMPUS DE FRUTAL
CURSO DE DIREITO
A CULTURA NA GRÉCIA ANTIGA
LAÍS CERQUEIRA RODRIGUES
Frutal (MG)
2015
Laís Cerqueira Rodrigues
A CULTURA NA GRÉCIA ANTIGA
Exigência parcial para graduação em bacharel de Direito na aula de História do Direito, pelo professor Renato Bray, na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG
Frutal (MG)
2015
INTRODUÇÃO Grécia Antiga é o termo geralmente usado para descrever o mundo grego e as áreas próximas. Os antigos gregos se autodenominavam helenos, e seu país era Hélade, nunca tendo usado os termos gregos ou Grécia por serem palavras de origem latinas, atribuídas pelos romanos. A cultura grega clássica teve uma forte influência sobre o Império Romano, que espalhou a sua versão dessa cultura para muitas partes do Mediterrâneo e da Europa.
DESENVOLVIMENTO Os gregos, mesmo com diferenças entre si, possuíam muitos elementos culturais em comum. Falavam a mesma língua, mesmo com os diferentes dialetos e sotaques, e tinham religião em comum, manifestava-se na crença nos mesmos deuses. Logo, esses helenos chamavam de bárbaros os povos que não pertenciam a seu mundo, os estrangeiros.
A EDUCAÇÃO:
Apesar das mulheres serem educadas para as tarefas de mãe e de esposa, a educação em Atenas era tratada diferente, pois até nas cmadas mais pobres da sociedade os homens eram alfabetizados. Eles eram instruídos a cuidar da mente, mas também do corpo, o que lhes aperfeiçoava para a guerra.
Aos sete anos de idade, os meninos começavam suas aprendizagens na escola e em suas casas. Pedagogo era o nome dado a um escravo especial, escolhido para os orientar. Os meninos eram instruídos a decorar grandes obras, como as de Homero, por exemplo, geralmente acompanhadas por músicas.
JOGOS OLÍMPICOS:
Os jogos olímpicos foram um exemplo de atividade cultural comum entre os gregos. De quatro em quatro anos, a partir de 776 a.C., os gregos de diversas cidades se reuniam