Cultura moderna e contemporânea
2- Segundo Habermas, em que consiste o projeto da modernidade?
O projeto da modernidade partia do principio do esforço intelectual dos pensadores iluministas. A partir deste, desenvolviam a ciência objetiva, a moralidade e a lei universais e a arte autônoma nos termos da própria lógica interna destas.O objetivo era usufruir do conhecimento acumulado para assim, conseguir a emancipação humana e o enriquecimento da vida diária.Por meio do projeto,existiria a revelação das qualidades universais, eternas e imutáveis de toda a humanidade. 3- Qual o argumento de Max Weber contra o projeto iluminista?
Weber alegava que a esperança e a expectativa dos pensadores iluministas era uma amarga e irônica ilusão. Eles mantinham um forte vínculo necessário entre o desenvolvimento da ciência, da racionalidade e da liberdade humana universal..Mas, quando desmascarado e compreendido, o legado do Iluminismo foi o triunfo da racionalidade proposital-instrumental. 4- As mudanças da modernidade e a sensação de fragmentação e efemeridade demandavam uma postura do artista moderno. Na visão de Baudelaire, o que deveria fazer o artista moderno bem-sucedido?
Um artista moderno bem-sucedido era alguém capaz de desvelar o universal e o eterno, ‘’destilar o sabor amargo ou impetuoso do vinho da vida’’ a partir do ‘’efêmero, das formas fugidias de beleza dos nossos dias’’. 5- Que aspectos forçaram os produtores culturais a seguir uma forma de competição de mercado que reforçariam processos de “destruição criativa” no campo estético?
A mercadificação e comercialização de um mercado de produtos culturais durante o século XIX forçaram os produtores culturais a seguir uma forma de competição de mercado. 6- Porque o autor afirma que o “modernismo era uma arte das cidades”?
Movimentos culturais de Viena fin-de-siècle, confirmaram quão importante foi a experiência