Cultura indiana
Atualmente, a Índia é o segundo país mais populoso, e a democracia mais povoada do mundo. Apresenta uma economia emergente, é a 12ª economia mundial, segundo o Fundo Monetário Internacional. O país vem apresentando um crescimento muito elevado, fato que se deve, principalmente, às multinacionais que vem se instalando por lá, o país também possui uma grande produção industrial com destaque na tecnologia e informática, é a maior produtora de software do mundo, além da grande produção de matéria prima, como têxtil e química. O que atrai estas empresas é a mão de obra de baixo de custo e um grande mercado consumidor.
Por outro lado o país enfrenta grandes problemas econômicos e sociais, estima-se que entre 30% da população vive abaixo da linha da pobreza e a saúde pública é precária. Enquanto o país avança em tecnologia, os índices de analfabetismo ainda continuam muito altos, principalmente o das mulheres, agravando ainda mais a desigualdade social. Apesar destes problemas, muitos acreditam que se a Índia continuar neste ritmo acelerado de crescimento industrial, poderá ultrapassar a economia do Japão em 2025 e se tornar uma grande potência mundial.
Sobre a Politica: À cinco séculos a Índia foi marcada por uma divisão religiosa entre hindus e muçulmanos, grupos religiosos que criaram suas próprias organizações políticas em prol da independência. O grupo que mais se destacou nesta luta foi o Partido do Congresso, formado pelos hindus. Seu líder extraordinário era um advogado chamado Mohandas Karamchand Gandhi. Gandhi, com o objetivo de inviabilizar os empreendimentos ingleses na Índia e forçar a descolonização que se instalara desde 1859, propôs uma ação de desobediência civil e não violência.
Atualmente a Índia é apontada como a maior democracia do mundo, pois conta com o maior eleitorado dentre os países democráticos. O país adotou como forma de Estado a federação, com um parlamento bicameral que funciona com base em um sistema