Cultura eua
Os EUA são a maior e, tecnologicamente, a mais desenvolvida economia do mundo. Com menos de 5% da população mundial, são responsáveis por cerca de 20% de toda a riqueza produzida no Planeta.
A economia dos Estados Unidos é sólida e flexível. Desde 2008, entretanto, o país vem enfrentando uma crise financeira iniciada com o excesso e abuso na concessão de hipotecas. A desvalorização do dólar, junto com outros fatores, fez com que a União Européia ultrapassasse o PIB dos EUA, em 2009.
Principais Dados Econômicos (2009)
Moeda: dólar (dollar).
PIB: US$ 14 trilhões.
PIB per capita: US$ 46.000.
Taxa de crescimento do PIB: -2,6%
Taxa de desemprego: 9,3 %.
Características gerais da economia dos Estados Unidos
A economia dos Estados Unidos é a maior do mundo, apresentando destaque nos diversos setores econômicos. A economia norte-americana funciona totalmente dentro dos parâmetros capitalistas. Com um mercado consumidor interno forte, a produção dos Estados Unidos também visa as exportações. O país produz grande quantidade de gêneros agro-pecuários, porém se destaca na produção de produtos industrializados e tecnologia. Grande parte da indústria norte-americana concentra-se nas regiões sudeste e nordeste, embora também haja grande produção de manufaturados no estado da Califórnia. Já a região sul do país apresenta forte desenvolvimento no setor agropecuário e mineração.
O turismo nos Estados Unidos também é de extrema importância para a economia do país. Terceiro país mais visitado por turistas estrangeiros, os Estados Unidos recebe cerca de 1,5 bilhão de turistas de outros países.
A mineração também é um destaque econômico dos Estados Unidos. Grande parte da extração de petróleo e gás natural ocorre nos estados do Texas e Alasca. Já o carvão mineral é extraído nos estados do Wyoming, Kentucky e Virgínia Ocidental.
O centro financeiro do país concentra-se principalmente em Wall Street na ilha de Manhattan