cultura espanhola
A cultura espanhola é uma cultura europeia, tendo recebido diversas influências. Têm suas origens nas culturas ibérica, celta, celtibera, latina, visigótica, católica romana, e islâmica. A história, os relevos montanhosos e os mares que a cercam, contribuiu significativamente para formação de sua cultura atual. Existe um patrimônio cultural comum a todos os espanhóis, em suas regiões, há diversas manifestações culturais ligados a sua geografia. Estas manifestações refletiram diretamente em todos os campos culturais da Espanha: arte, tradições, literatura, língua e dialetos, música, gastronomia, entre outros.
A definição de uma cultura nacional espanhola tem sido caracterizada pela tensão entre o Estado centralizado, dominado nos últimos séculos por Castela, e muitas regiões e povos minoritários. Além disso, a história da nação e de seu ambiente mediterrânico e atlântico desempenhou papéis fortes na formação de sua cultura. Depois da Itália, a Espanha tem o segundo maior número de sítios classificados como Patrimônio Mundial pela UNESCO no mundo, com um total de 40.
Esportes
A Vuelta a España3 é o principal evento esportivo do país, que junto ao Giro d’Italia e o Tour de France, é uma das três Grandes Voltas, do ciclismo mundial. A Vuelta teve sua primeira edição em 1935, porém não houve edições durante a 2ª Guerra Mundial. Teve seu retorno em 1955 até atualmente. Até 2009 foram 63 edições da Vuelta a España. Os esportes da Espanha são dominados, principalmente, pelo ciclismo, o futebol (desde o século XX), o basquete, o ténis, o andebol, e pelos esportes de motor, principalmente o motociclismo. A partir dos Jogos Olímpicos de 1992, disputados na cidade de Barcelona, o país entrou na elite mundial em diversos esportes. Tem como um do maiores ídolos no esporte, Alberto Contador, da equipe Astana Pro Cycling Team. Contador é vencedor do Tour de France 2007 e 2009, além do Giro d'Italia 2008 eVuelta a España também em 2008, entre outras