CULTURA DOS SENTIDOS COMUNS CONCEP O ANTROPOL GICA
TEXTO 1
CULTURA: DOS SENTIDOS COMUNS À CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICA
No domínio do senso comum onde prevalece o uso da linguagem coloquial, a palavra cultura constitui um termo difuso que engloba uma imensa variedade de situações e fatos sociais e remete a uma enorme multiplicidade de sentidos e significados, o que nos permite afirmar, por conseguinte, que ela possui um caráter polissêmico e dinâmico.
Vejamos então, alguns dos significados atribuídos ao termo e os diferentes usos que dele são feitos, enquanto instrumento discursivo informalmente utilizado, nos diferentes espaços sociais que compõem as sociedades humanas, tentando localizar nestes usos as situações e/ou fatos que são por ele designados.
Cultura pode ser um termo cujo significado remete para a esfera da educação estando, portanto, correlacionado ao estudo, ao conhecimento, ao processo de escolarização e formação acadêmica. Neste sentido, o termo pode ser usado para diferenciar os grupos sociais conforme o grau de instrução e de acesso à formação educacional institucionalizada. Fala-se assim, que “Fulano é muito culto” como uma forma de se referir a alguém que estudou muito, cuja escolaridade o diferencia do indivíduo leigo, destituído desta formação. O termo parece assim, envolver gradações entre os indivíduos. Ou seja, a depender do grau de instrução, do conhecimento formal adquirido através do processo de escolarização, o indivíduo é classificado como “mais” ou “menos” culto.
Por cultura pode-se também designar uma certa dimensão ou domínio da vida social que comporta formas de expressão artísticas diferenciadas tais como as artes plásticas, a música, a dança, as artes cênicas e a literatura em suas mais diversas modalidades, gêneros e estilos. Neste caso, o termo cultura parece estar associado à idéia de “erudição”, refinamento e sofisticação no gosto. É importante que você observe que aqui também, o termo pode