Cultura de Moda
Richard Perassi Luiz de Sousa
Luiz Salomão Ribas Gomez
Amanda Queiroz Campos
Introdução
E
ste texto é produto dos estudos realizados no curso de mestrado e doutorado em Design e Expressão Gráfica (Pós-Design/UFSC), tratando do tema “sintaxe da informação gráfico-visual”. O tema proposto também é desenvolvido na linha de pesquisa “Gestão estratégica do design gráfico”, no contexto do grupo de pesquisa SIGMO: Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional (UFSC/CNPq).
A cultura comercial da moda é desenvolvida de acordo com parâmetros de gostos e consumos, que orientam os procedimentos e as estratégias empresariais e comerciais. Esses parâmetros são expressos em peças do vestuário ou em outros produtos da moda, buscando promover sensações coerentes com o que é percebido como o conjunto de tendências momentâneas de usos e costumes.
Diante da necessidade de dinamizar as vendas, investiu-se na ampliação do consumo, com base na obsolescência estético-simbólica dos produtos que poderiam ser usados por muito mais tempo. Assim, caso não sejam descartados, os produtos de coleções anteriores devem ser incorporados em novas composições que expressem atualidade ou serem guardados para outros momentos em que as tendências forem mais coerentes com suas qualidades expressivas.
A dinâmica cíclica de apresentação, substituição e recuperação de motivos, formatos, cores e texturas, como expressões das tendências, requer um constante conhecimento sobre o panorama cultural. Considera-se, especialmente, a disposição dos diversos públicos consumidores, com relação aos estímulos propostos e às respostas oferecidas pelo mercado, de acordo com as circunstâncias.
ALCEU - v. 14 - n.27 - p. 33 a 47 - jul./dez. 2013 33
Sem título-5 33
04/11/2013 11:16:32
A variação das temáticas e das expressões sensoriais ou estilísticas dos produtos da moda toma por base as relações antropológicas mais constantes. Essas são