Cultura brasileira
“Vinda do verbo latino colere. Cultura era o cultivo e o cuidado com a terra; Donde, agricultura (…) A partir do século XVIII, (…) Articula-se, ora positiva, ora negativamente, com o termo civilização (...)”.
1. Cultura enquanto culto se relaciona a uma conceituação antropológica diferenciada da que assume no século XVIII. Explique.
Antes do século XVIII a palavra cultura era interpretada como ato, efeito ou modo de cultivar, com o início do século XIX a palavra ganhou várias vertentes para o seu significado, uma delas cita cultura como capacidade de desenvolvimento do indivíduo por meio da educação e da instrução. Esta definição acaba classificando o ser humano de duas maneias: culto para aqueles detentores do conhecimento ou inculto para os desprovidos do saber, isto segundo a crença popular, entretanto a antropologia procura abster-se destes termos, pois para os antropólogos a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade.
2. Interprete o sentido da palavra civilização nos contextos abaixo:
2.1. O slogan do prefeito Pereira Passos, no início do século XX, que visava fazer do centro do Rio um desfrute para a elite carioca era: O Rio civiliza-se!
“Francisco Pereira Passos nasceu em 29 de agosto de 1836, no Município de Piraí, Estado do Rio de Janeiro. Faleceu em 12 de março de 1913, a bordo do navio Araguaia, em viagem para a Europa. Filho de Antônio Pereira Passos, o Barão de Mangaratiba, e Dona Clara Oliveira Passos, Francisco foi criado numa grande fazenda de café, a Fazenda do Bálsamo, situada no município fluminense de São João Marcos que, antes de ser elevado à condição de vila por D. João VI em 1813, pertencera à vila e Município de Resende e atualmente é distrito de Rio Claro.
Sob o calor e os auspícios da Revolução Liberal de 1848, dos escombros dos bairros populares mais densos de Paris, arrasados, viu