CULTURA BARCELONA
Barcelona é conhecida como capital do modernismo catalão. A cidade, na qual viveu e trabalhou o arquiteto Antoni Gaudí, conta com algumas de suas obras mais importantes, que atraem a cada ano milhões de visitantes de todo mundo. A obra mais representativa é o Templo Expiatório da Sagrada Família, que Gaudí deixou inacabado e que vem sendo construído lentamente. Outras das obras mais conhecidas de Gaudí são o Parque Guell, a Casa Milà, também chamada de La Pedrera e a Casa Batlló.
Além de Gaudí, Barcelona possui outras joias do modernismo catalão, como o Hospital de São Paulo, o Palácio da Música Catalã ou o Palácio Macaya e muitas outras obras.
Barcelona também conta com relevantes obras pertencentes a outros estilos e períodos históricos. Dentro do período medieval, destacam-se, especialmente, as obras góticas que proliferam em seu centro histórico, precisamente denominado Bairro Gótico, como a Catedral de Barcelona.
Nesse mesmo estilo, encontra-se, ainda, a Igreja de Santa Maria do Mar, caracterizada por sua austeridade e harmonia nas medidas.
Possui distintas amostras de arquitetura contemporânea, destacando-se o Pavilhão Alemão que foi construído para a Exposição Universal de Barcelona de 1929.
O Museu de História de Barcelona, conhecido também pela sua sigla MUHBA é um museu que conserva, documenta, divulga e expõe o patrimônio histórico da cidade de Barcelona. Desde as suas origens até o presente e a arte da época atual fica no recém construído Museu de Arte Contemporânea de Barcelona.
Barcelona oferece ao visitante a possibilidade de percorrer a pé desde as ruínas romanas e a cidade medieval até os bairros do modernismo catalão, com seus edifícios característicos, suas ruas arborizadas e suas largas avenidas. A cidade antiga é praticamente plana, enquanto que os bairros novos, à medida que se aproximam da Serra de Collserola, ganham um aspecto montanhoso.
Um dos lugares mais frequentados de Barcelona é a Rambla, uma passarela situada